Planejamento de obras: como criar o seu?

Quando o assunto é obras, nada mais desesperador do que pensar na correria que essas rotinas podem causar, não é? Por isso, o planejamento de obras é fundamental para que o andamento do projeto seja executado de forma eficiente.

Além de organizar a rotina de tarefas, um bom planejamento de obras é capaz de identificar possíveis falhas e oferecendo as melhores soluções e evitando maiores prejuízos.

Para se ter um bom planejamento de obras, é preciso estar sempre atento aos passos a passos para que sua obra tem total sucesso. Mas, afinal, o que é um planejamento de obras?

Planejamento de obras

Muitos pensam que construir um planejamento de obras é apenas estruturar a data em que cada ambiente ou construção irá acontecer. Mas, essa organização vai muito além disso.

No Brasil, a gestão de obras é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. O gerenciamento de obra está relacionado a administração do tempo, recursos e a equipe dentro e fora do canteiro de obras a fim de cumprir o cronograma e a previsão financeira proposta no orçamento do projeto inicial.

Por isso, além de ser ótima para a organização do dia a dia é paramentada pela lei.

5 ações indispensáveis para um gestor de obras

Saber como gerenciar uma obra é desafiador, mas existem algumas ações que podem ajudar na rotina de trabalho que

Por isso, você pode colocar algumas ações em prática que poderá auxiliar no dia a dia:

#1 Observar: verificar se o planejamento está seguindo conforme previsto ou se serão necessárias ações para que o prazo seja cumprido;

#2 Orientar: passar as informações com clareza para garantir o seu entendimento;

#3 Acompanhar: acompanhar as orientações dadas para que elas funcionem;

#4 Comunicar: a forma como um gestor se comunica é o que define o sucesso de uma decisão. Por isso, mantenha a comunicação aberta com todas as partes envolvidas da obra;

#5 Motivar: um bom gestor motiva a sua equipe para que o cansaço e a pressão não prejudiquem o cumprimento dos prazos e a qualidade da execução.

Uma boa gestão de obras requer projetos bem-feitos e compatibilizados, assim como um estudo minucioso da logística da obra. É necessário manter um bom relacionamento com os fornecedores e parceiros e, ao mesmo tempo, trabalhar dentro de um cronograma feito com base em prazos reais e considerando uma margem de segurança.

Entenda o que são os locais de uso de pisos e revestimentos e ter o melhor acabamento nos seus ambientes. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de todos os lançamentos.

Você pode gostar

Aparadores na Sala de Jantar: Um Guia Completo para Escolher o Móvel Perfeito

Espelhos: como escolher o tamanho ideal?

Guia Formigres: Montando sua Sala de Jantar

Limpeza dos pisos cerâmicos: qual a melhor forma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *