Efeito caixa: o que é e como usar na decoração?

Você já deve saber que usar a pintura para transformar ambientes é uma obra fácil de ser feita, né? É através delas que é possível modificar qualquer cômodo e ainda deixar tudo ainda mais a sua cara.

O que tem ganhado destaque entre arquitetos e decoradores são as pinturas de efeito caixa ou como também é conhecida: pintura setorizada.

Pintura setorizada é quando você pinta apenas uma área delimitada, seja da parede ou do teto, ao invés de pintar o ambiente inteiro. Uma das principais vantagens dessa técnica é conferir efeitos na decoração, como por exemplo dar a impressão de ambiente mais amplo.

Além de conferir amplitude, a pintura setorizada também pode ser uma mão na roda para quem pensa em delimitar espaços nos ambientes sem precisar gastar muito. Afinal, a pintura é um recurso de decoração bastante econômico, sem falar que ao pintar apenas partes do cômodo você também acaba utilizando menos tinta.

Agora que você já sabe o que é uma pintura setorizada, que tal colocar em prática e ver três formas de fazer essa pintura?

3 FORMAS DE FAZER PINTURA SETORIZADA

1) Caixa ou bloco

O efeito caixa é resultado da pintura do teto ou do chão como uma continuidade da parede, a fim de dar tridimensionalidade ao ambiente. Em termos de pintura setorizada, essa é uma das melhores opções para delimitar espaços e criar novos ambientes sem precisar de reforma.

É uma técnica muito utilizada, por exemplo, em hall de entrada e na delimitação de áreas de trabalho ou estudos. Apartamentos conjugados e com ambientes de múltiplas funções são ótimos espaços para aplicar essa ideia. Outro local muito legal para se colocar em prática são as cabeceiras de cama. Ficam perfeita e dispensam móveis.

pintura estilo caixa

2) Meia parede

A meia parede também é considerada como uma técnica de pintura setorizada. Entretanto, embora possa ser utilizada também para delimitar espaços, sua vantagem principal é dar a impressão de amplitude para o cômodo. Isso acontece porque o olhar percorre a linha horizontal e assim consegue visualizar melhor o espaço como um todo.

3) Gráfico ou geométrico

Os elementos gráficos ou geométricos também podem ser utilizados para delimitar espaços e delimitar funções para cada área. Além das linhas e círculos, formas orgânicas, mais soltas, funciona, igualmente bem dentro dessa proposta.

pintura geométrica porta

Agora que você já sabe como que pode utilizar a pintura setorizada ou efeito caixa, que tal colocar em prática? Aproveite para ver como o concreto pode ser uma ótima forma de acabamento.

Você pode gostar

Aparadores na Sala de Jantar: Um Guia Completo para Escolher o Móvel Perfeito

Espelhos: como escolher o tamanho ideal?

Cuidados com a Cerâmica: O que Você Precisa Saber?

Guia Formigres: Montando sua Sala de Jantar

1 thoughts on “Efeito caixa: o que é e como usar na decoração?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *