Influência portuguesa na decoração e arquitetura

É muito comum vermos elementos na arquitetura e decoração que remete à diversos lugares do mundo. Mas, você já reparou como a influência portuguesa ganha destaque quando o assunto é ambientação? Muito além da cultura, os famosos azulejos portugueses não são os únicos que ganham destaque quando a ideia é um projeto arquitetônico.
Quer saber mais sobre isso? Te contamos nesse post!

Influência Portuguesa

A influência da arquitetura portuguesa no nosso país é vasta, principalmente no que chamamos de arquitetura colonial brasileira, que vai de 1500 até 1822.

Essas construções refletem a influência portuguesa, com adaptações ao nosso clima e também aos materiais disponíveis por aqui.
Quando falamos em influência da arquitetura portuguesa, a primeira coisa que nos remete a lembrança são os famosos azulejos portugueses. Mas, essa não é a única, apesar de principal, influência na nossa decoração e projetos de arquitetura.

Os mosaicos, tem ganhado destaque novamente e é uma influência totalmente portuguesa. O estilo barroco e o rococó foram os estilos mais presentes no Brasil através dessa temática.

Os azulejos

Esta é a História por Trás do Azulejo Português | National GeographicMesmo não sendo a única influência, os azulejos ainda são o destaque das obras. Milhares de pessoas tem o sonho de manter a cozinha, área de lazer ou outros ambientes com esse estilo.

Para falarmos da história do azulejo português temos de remeter-nos para a sua origem. A influência da decoração ornamental muçulmana teve uma forte incidência na cultura do azulejo português.

Chegou a Portugal no ano de 1498, pelo Rei D. Manuel I, numa das suas viagens a Espanha. Portugal aprendeu o método de fabrico e de pintura, e o azulejo português tornou-se das marcas de expressão mais fortes da sua cultura. Foi nessa época que os portugueses passaram a usar a técnica majólica, originária da Itália, que consiste na pintura direta dos azulejos.

Com isso, o brilho, a exuberância e a fantasia dos motivos ornamentais chegaram do Oriente. Já da China, chegou o azul da porcelana que, na segunda metade do século XVII, deu ao azulejo composições sem caráter repetitivo, cheias de dinamismos e formas em movimento.

Como usar a arquitetura portuguesa em projetos atuais

Se você ainda tem dúvidas de como utilizar a influência portuguesa nos seus projetos atuais? Uma ótima opção é utilizar o lançamento da Linha Formigres Premium, o Coimbra. Inspirado nos famosos azulejos portugueses, ele traz sofisticação para o ambiente através de cor e movimento.

Além disso, existem outras opções que podem remeter essa ideia colonial portuguesa: os mosaicos.
Nossa linha tem diversas opções que podem ser montadas de formas impecáveis. E para finalizar, apostar na influencia da madeira é outra forma de trazer um pouco da arquitetura portuguesa. A madeira era muito utilizada nos ambientes e remete ao clássico e traz neutralidade.
Gostou dessa viagem pela influência da arquitetura portuguesa? Aproveite para conferir todos os nossos lançamentos no site, conteúdos no blog  e novidades no instagram!

 

Você pode gostar

Ambientes Clássicos: como criá-los?

madeiras

Madeira: como usar nos ambientes?

cimento queimado como tendência

Cimento queimado: onde aplicar a técnica?

linha madeira

Linha Madeira: quais são os benefícios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *