3 dicas para decorar a sua cozinha

Decorar um ambiente é deixar aquele espaço ainda mais com a sua cara. Mas, se engana que pensa que para isso é preciso de reforma ou até mesmo muito investimento. Se você está buscando dicas para decorar a sua cozinha e não sabe por onde começar, separamos três dicas que irão transformar a sua cozinha. Se você quiser descobrir, basta continuar nesse post. 

Para decorar a sua cozinha, você precisa de criatividade. É isso mesmo! Existem muitas dicas para decorar a sua cozinha gastando pouco e deixando o ambiente ainda mais harmonioso e cheio de estilo.

A cozinha é, na maioria das culturas, um ponto social e centro de atividade importante das moradias. É difícil de imaginar, mas este ambiente nem sempre foi o mais atrativo ou o favorito para as famílias. Houve um tempo em que as áreas de estoque e de preparo dos alimentos não eram tão luxuosas, equipadas ou próximas das salas privadas como são agora. Analisando a história da arquitetura, pode-se perceber, de acordo com uma série de fatores, que o layout das residências mudou gradualmente.

A transformação do design das cozinhas faz referência, principalmente, às mudanças econômicas, políticas, sociais e tecnológicas. Hoje, elas já são muito mais abertas e integradas com o restante do lar, sendo um ponto de encontro, união e diversão entre moradores e visitantes.

E quando o assunto é decorar a sua cozinha, nada melhor do que apostar no que há de mais elegante: cores, iluminação e paisagismo!

Iluminação

Para decorar a sua cozinha sem gastar muito você pode apostar na iluminação. Muito mais do que apenas transformar a cozinha, a iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente.

É através do jogo de luzes e sombras que é possível aumentar o diminuir um ambiente. Hoje, encontramos no mercado diversas opções de luzes para se trabalhar, como por exemplo: luzes frias, brancas e neutras. Para escolher, é preciso entender qual objetivo você quer para o ambiente.

A luz fria é aquela com maior quantidade de graus Kelvin, normalmente na média de 6.500K, trazendo uma iluminação branca e quase azulada. Elas são muito usadas quando o local pede por mais excitação, atenção e foco, porque despertam o olhar das pessoas por meio da claridade, também são usadas para destacar pontos da decoração e passar um ar bem mais moderno e até mesmo tecnológico.

A luz quente é aquela com menor quantidade de graus Kelvin, normalmente na média de 2.700K, trazendo uma iluminação puxada para o amarelo. Elas são usadas quando a intenção é proporcionar conforto, relaxamento, aconchego e paz, às vezes até para deixar a decoração mais sofisticada e dependendo da intensidade pode até mesmo causar sonolência.

A luz neutra fica mais no meio-termo, trazendo uma iluminação não tão branca e nem tão amarelada, mais semelhante à naturalidade que temos contato no dia a dia, normalmente na média de 3.000K à 5.000K. É muito usada quando se busca evitar tanto os efeitos de foco ou de conforto, já que é a luz mais adequada para os olhos humanos.

Além da intensidade da luz no ambiente, você pode apostar em lustres para deixar tudo ainda mais elegante. Pendentes e abajures são bem vindos nesse ambiente!

Aposte nas cores

Já se foi o tempo em que as cores não poderiam ser usadas em ambientes de grande circulação. Hoje, é muito comum vermos cozinhas altamente coloridas e cheias de vida. Há quem escolha trabalhar as cores nos móveis enquanto outros procuram trabalhar isso nos pisos e revestimentos.

Independente de qual for a escolha, a ideia é colocar em pratica as sensações que você deseja ressaltar nos ambientes. Para isso, é muito importante ficar atento à todos os significados que a cor que você deseja colocar na cozinha irá transmitir.

O azul, por exemplo, remete a tranquilidade, serenidade e harmonia. Já o verde transmite esperança, liderança saúde e vitalidade. Se você gosta de cores ainda mais fortes, pode apostar no roxo que significa espiritualidade, magia e mistério.

Seja qual for a cor que você escolher para esse ambiente, foque sempre no seu gosto e em como você pode harmonizar essa escolha com outros pontos do ambiente.

Paisagismo

Agora está na hora de abrir o grande tabu: flores! Há algum tempo, as flores e plantas tem ganhado espaço em diversos ambientes da cada, sendo desde o banheiro até o jardim efetivamente.

Está muito enganado quem pensa que não podemos apostar nas plantas na cozinha. Para isso, basta identificar quais são as plantas que irão se adaptar bem ao espaço.

Para quem gosta de ter flores na cozinha, as violetas africanas (Sauntpaulia) são a escolha perfeita! Uma violeta africana feliz florescerá quase o ano todo e elas vêm em várias cores lindas. Essas plantas de casa compactas necessitam de luz brilhante e indireta e rega frequente.

Se você está procurando uma planta de baixa manutenção para a cozinha, não procure mais, apresentamos a zamioculca. Essas plantas de casa imponentes são extremamente adaptáveis e podem prosperar em condições de pouca luz e luz brilhante. Além disso, como elas crescem a partir de rizomas, dificilmente precisam ser regadas.

Agora,  se você é um amante de café, a planta do café (Coffea arabica) é um ótimo complemento para qualquer cozinha. Embora seja improvável que você realmente consiga colher grãos de café de uma planta de casa, as folhas brilhantes e o hábito de crescimento compacto da a tornam muito atraente. As plantas de café requerem luz brilhante e indireta e rega frequente para prosperarem.

Independente de qual seja a sua escolha para mudar a decoração da sua cozinha, aproveite para deixar a criatividade falar mais alto e garantir um espaço ainda mais belo! Se você ainda está buscando inspiração para a sua decoração, aproveite para entender o que é o famoso efeito caixa e como usar ele na decoração.

Você pode gostar

Aparadores na Sala de Jantar: Um Guia Completo para Escolher o Móvel Perfeito

Espelhos: como escolher o tamanho ideal?

Guia Formigres: Montando sua Sala de Jantar

Limpeza dos pisos cerâmicos: qual a melhor forma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *