Por que usar cores nos ambientes?

Você já pensou em viver em um ambiente sem cor? Seja ela nas paredes, na decoração ou até mesmo na iluminação? Isso é impossível.

A utilização das cores em um projeto é um dos recursos mais ricos do design e, consequentemente, da arquitetura. Além de trazer vida, o uso das cores pode trazer ainda mais personalidade ao cômodo.

Elas são capazes de alterar a dimensão e formas de um ambiente, e juntamente com a iluminação, dão vida a diversos espaços.

Se você quer saber porquê devemos usar cores nos ambientes, é só continuar nesse post!

Por que usar cores nos ambientes?

A cor traz vida para a casa, por isso, na hora de escolher, é preciso ficar bem atento aos significados que cada cor traz para o nosso dia a dia. Caso você não queira investir na pintura do cômodo, você pode investir em um móvel colorido ou até mesmo nas decorações. O importante é ficar sempre atento ao significado das cores.

Agora que você já sabe a importância de usar cores nos ambientes, veja quais são os seus significados:

Azul

A cor está associada ao poder de acalmar e relaxar, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros. Como transmite uma sensação de amplitude, é ideal para ambientes pequenos. O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo uma boa opção para escritórios e salas de estudo.

Amarelo

É energizante e estimulante. Por criarem um ambiente aconchegante e confortável, as nuances suaves são indicadas para salas de estar e áreas de convivência. Tons mais esverdeados parecem mais frescos e podem trazer energia para espaços comerciais ou ligados à saúde. Os amarelos mais vivos são ótimos para destacar detalhes e dar mais charme ao ambiente.

Laranja

Além de transmitir calor e energia, é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade. Assim, vai bem em escritórios, salas de estudos, de estar e quartos de crianças e adolescentes. Também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite.

Vermelho

Simboliza romance, poder, força e fortuna. Nos interiores, cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos. Ele dá destaque para as paredes e pode ser usado em um cômodo frio para aquecê-lo.

Verde

Transmite harmonia e tranquilidade e é ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, ainda promove a concentração, sendo indicado para salas de aula e de reunião.

Violeta

Ligada à espiritualidade e à sofisticação, fica bem tanto em ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência “aveludada”. Já os mais claros dão um efeito romântico e delicado.

Branco

Associado a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e pode ser usado em áreas externas e internas.

Preto

Traz um ar de sofisticação e deixa espaços grandes mais íntimos e aconchegantes. Deve ser usado na medida, para não carregar o ambiente.

Neutros

Ligados à elegância e tranquilidade, os tons neutros são os coringas da decoração. São versáteis e dão liberdade para as combinações.

Agora que você já sabe o significado das cores no ambiente, conte para a gente qual é a sua cor favorita e como você pretende usá-la na decoração! Aproveite para ver a importância dos tons para essa composição no nosso blog.

Acompanhe a gente nas redes sociais!

Você pode gostar

Aparadores na Sala de Jantar: Um Guia Completo para Escolher o Móvel Perfeito

Espelhos: como escolher o tamanho ideal?

Guia Formigres: Montando sua Sala de Jantar

Limpeza dos pisos cerâmicos: qual a melhor forma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *