Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade é celebrado toda terceira quinta-feira do mês de maio, desde 2012, quando a data foi criada, com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito da acessibilidade das pessoas com deficiências, com necessidades especiais ou limitações.

Na Construção Civil

Assim como a arquitetura sustentável, a arquitetura inclusiva tem ganhado um destaque importante na hora de finalizar os projetos.
É importante ressaltar que a acessibilidade pode ser descrita como o ato de tornar possível às pessoas com quaisquer limitações, permanentes ou temporárias, o exercício de sua autonomia. O direito de ir e vir, por exemplo, depende da acessibilidade na construção civil.

No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 45,6 milhões de pessoas haviam declarado alguma deficiência (motora, visual, auditiva ou mental). À época, isso representava quase um quarto da população.

Para melhorar o dia a dia, há uma série de adaptações que proporcionam conforto, segurança e autonomia, independentemente do tipo de limitação.

Para se inspirar, veja alguns elementos que tornam os ambientes mais acessíveis:

Rampas de acesso
Para determiná-las adequadamente, considera-se a altura do desnível e o comprimento da projeção horizontal. Para garantir a autonomia de cadeirantes, não devem ter inclinação maior que 8%.

Para inclinações entre 6,25% e 8,33%, recomenda-se a criação de patamares para o descanso (a cada 50m). Quando não há espaço suficiente, pode-se promover a circulação vertical com plataformas elevatórias ou elevadores residenciais.

Passagens e vãos
As áreas de circulação devem ter largura mínima de 90cm. Os dormitórios precisam de, pelo menos, 1,50m de diâmetro livre, para permitir o giro completo das cadeiras de roda. O movimento é importante para a pessoa manobrar e se deitar sem ajuda.

 Portas e aberturas
O espaço entre os batentes das portas precisam ser mais largos, com pelo menos 90cm. Modelos de correr devem ter trilhos apenas na parte superior. Quanto mais fácil for o trajeto de cadeirantes e usuários de andador ou bengala, melhor.

Escadarias
A inclinação transversal não deve exceder 1% em escadas internas e 2% em externas. Já a largura deve ser proporcional ao fluxo de pessoas. Em áreas de uso comum, o mínimo admissível é 1,20m. Corrimãos e guarda-corpos devem ser fixados na parede.

Barras de apoio
Instaladas nas paredes dos banheiros, especialmente no box, dão firmeza para os movimentos e permitem ficar sozinho em um ambiente íntimo.
As barras devem ser inteiramente de aço inox, material resistente à corrosão, e ter empunhadura ergonômica, para não prender o braço do usuário entre ela e a parede.

Luzes com sensor de movimento
Instaladas dentro e fora de casa, elas acendem quando o sensor detecta o movimento, tornando o ir e vir noturno muito mais seguro. Durante o dia, em qualquer construção o ideal é tirar o maior proveito possível da iluminação natural.

AJUDA

Você pode denunciar ou obter mais informações através do Governo Federal! Vamos usar essa data para nos conscientizar e ajudar quem precisa do nosso apoio.

Canais de denúncia
Em 2020, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) disponibilizou atendimento em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que coordena os canais de denúncias Disque 100 e Ligue 180. A Pasta também disponibilizou o atendimento dos serviços por webchat. O acesso aos canais também pode ser feito por meio do site ouvidoria.mdh.gov.br e WhatsApp (61) 99656-5008.

Para dúvidas e mais informações:
pessoacomdeficiencia@mdh.gov.br

Você pode gostar

lançamento para você

Formigres Prime: uma nova linha para você!

quais são os benefícios do piso cerâmico

Os Benefícios dos Pisos e Revestimentos Cerâmicos

flora brasilidades

Flora: ganhador do Best in Show 2023

Lançamento: benefícios do formato 32x66cm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *